Gatos sem pelos são únicos, interessantes e ferozmente adoráveis. Muitas pessoas pensam erroneamente que gatos sem pelos são uma raça própria, mas existem várias raças distintas de gatos sem pelos reconhecidos por registros de raças como a Cat Fancier’s Association e a International Cat Association. Existem também algumas raças de designers e cruzamentos experimentais que resultam em gatos sem pelos.
Cada raça de gato sem pelos tem certas qualidades que os tornam um pouco diferentes do resto, seja tônus muscular, estrutura facial ou pelagem.
Fizemos uma lista de seis das raças de gatos sem pelos mais populares para ajudá-lo a perceber a diferença.
1. Esfinge
Quando a maioria das pessoas pensa em gatos sem pelos, eles imaginam um Sphynx, e com razão, já que essas são as raças mais comuns de gatos sem pelos. Seu físico magro, orelhas grandes e rostos enrugados dão a eles uma aparência única, mesmo entre outras raças sem pelos. Em vez de ser totalmente sem pêlos, sua pelagem é aveludada e parece quase uma penugem de pêssego. Um Sphynx pode até ter tufos de pelos, especialmente no rosto, pernas ou cauda.
Em termos de personalidade, os donos de Sphynx dirão que seus gatos não são como os outros gatos. Eles são vocais e sociais, então eles tendem a seguir seus amigos humanos enquanto conversam. As esfinges são brilhantes e curiosas.
2. Elfo
O Elf é uma raça relativamente nova produzida pelo cruzamento de um American Curl e um Sphynx, tirando as características mais atraentes de ambos. Como um Sphynx, eles não são completamente sem pelos; sua pelagem é felpuda e macia ao toque. Sua linhagem American Curl aparece em suas orelhas, que se curvam para trás em um arco de até 180 graus. Gatos elfos têm características faciais proeminentes com maçãs do rosto pronunciadas.
Este híbrido sem pêlos pode ser um pouco complicado, muito parecido com um Sphynx. Como gatinhos, eles tendem a ser inquietos e brincalhões. Quando adulto, um elfo pode se acalmar e se tornar um gato de colo afetuoso, mas provavelmente manterá seu amor por escalar e empoleirar-se em grandes alturas.
3. Peterbald
Peterbalds são nomeados após sua cidade natal de São Petersburgo, Rússia, onde foram criados pela primeira vez em 1994. Esses gatos esbeltos são o produto da criação experimental entre um Donskoy e um Oriental Shorthair. Eles se destacam de outros gatos sem pêlos devido à sua postura elegante e pernas longas. Orelhas largas e cabeças em forma de cunha remetem às suas raízes orientais de pêlo curto.
Peterbalds são conhecidos por terem temperamentos doces e se adaptarem bem a casas com outros animais de estimação ou crianças. Seus pés palmados e patas ovais lhes dão destreza que, quando combinada com sua natureza inteligente, pode causar problemas em casa. Gatos intrometidos podem abrir armários e pegar objetos com muito mais facilidade do que a maioria dos outros gatos.
4. Donskoy
O gato Donskoy é outra raça russa relativamente nova que é conhecida por alguns nomes diferentes. Às vezes chamado de Don Sphynx ou Russian Hairless, o Donskoy é um pouco incomum como gatos sem pelos. Enquanto outros gatos obtêm sua calvície de um gene recessivo, esta raça deve sua pelagem – ou a falta dela – a uma mutação genética dominante.
Alguns Donskoys crescem um casaco irregular durante os meses de inverno, trocando-o a cada ano quando o tempo fica frio. Donskoys exigem um pouco de preparação para um gato sem pêlos. Eles são propensos a problemas de pele e podem cheirar mal se não tomarem banho regularmente.
5. Lykoi
O Lykoi – comumente chamado de gato lobisomem – nem sempre é um gato sem pelos, mas eles são incomuns o suficiente para valer a pena mencionar. Alguns desses gatos têm uma pelagem completa, enquanto outros são totalmente sem pelos. Outros cultivam um casaco durante algumas estações e depois o trocam. A maioria dos gatos Lykoi não tem pelos em seus rostos, pernas e pés.
Embora possam parecer um Sphynx, testes genéticos foram feitos nesta raça para confirmar que eles não são descendentes de Sphynxes. Sua aparência de lobisomem é causada por uma mutação natural em gatos de pelo curto.
6. Minskin
O Minskin é o resultado do cruzamento de um Munchkin e um Sphynx, com outras raças como Devon Rex incluídas. Este cruzamento resulta em um pequeno gato sem pêlos com pernas muito curtas e orelhas extraordinariamente grandes. Esses gatos são muito menores que a média, chegando a cerca de 6 libras. Minskins não são totalmente sem pêlos; seus rostos, orelhas, pernas e cauda são geralmente cobertos por uma pele fina e aveludada.
Minskins são distintos de outros gatos sem pêlos, pois geralmente são bastante redondos. Com olhos redondos, bochechas redondas e um corpo de tamanho médio, eles são muito menos angulares e ossudos do que a maioria das outras raças descendentes do Sphynx.
Não importa qual dessas raças de gatos sem pelos você esteja considerando, você encontrará um animal inteligente, curioso e brincalhão. Eles são animais de companhia maravilhosos e querem ser uma parte importante de suas famílias. O que os gatos sem pelos carecem de fofura, eles compensam em calor de personalidade.
Crédito da imagem em destaque: Linnea Sandbakk, Unsplash