Poucas raças de gatos desfrutam da adoração mundial que os gatos persas recebem. Eles são a raça mais popular de felinos domésticos, e isso não é algo novo. Esta raça tem sido amada por pessoas em todos os níveis da sociedade, desde as elites dominantes até a pessoa comum.
Uma das características mais atraentes do gato persa são suas personalidades afetuosas e calmas. Este não é o tipo de gato que vai invadir sua casa no meio da noite, acordando todo mundo com um estrondo e estrondo. Em vez disso, os persas tendem a ser criaturas muito dóceis, passando o tempo enrolados em seu colo.
Ainda assim, os persas podem ser divertidos de se brincar. Puxe um ponteiro laser ou um mouse de brinquedo e seu persa se divertirá exibindo suas travessuras hilárias. Mas esta será uma sessão de jogo de curta duração. Esses gatos não gostam de gastar muita energia, mesmo quando estão se divertindo. Espere um curto período de jogo, seguido de mais carinho.
Apesar de serem felinos muito amorosos e afetuosos, não são exigentes. Eles estarão abertos ao seu amor sempre que você quiser, mas não o incomodarão tentando chamar sua atenção. Eles também são criaturas muito seletivas, mostrando apenas afeto por um grupo muito seleto de companheiros próximos.
Gatinhos de gato persa – antes de comprar…
Crédito da imagem: 558124, Pixabay
Qual o valor de um gato Persa?
Os gatos persas são mais do que apenas companheiros fofinhos e amorosos. De certa forma, esses felinos são um símbolo de status. Por causa de sua popularidade, o preço dos gatos persas é bastante alto. Então, ter um gato persa significa mais do que apenas o fato de você ser um amante de gatos.
Persas de raça pura são bastante caros, com gatinhos custando mais em média do que os adultos. Há também diferenças de preço com base nas aparências. Por exemplo, os persas brancos são geralmente muito mais caros do que os de outras cores.
Em média, os gatinhos persas custam entre US$ 1.300 e US$ 1.500. Certas cores, principalmente o branco, estarão no topo dessa faixa de preço e, às vezes, até mais caras. Você também terá que levar em conta as diferenças entre os criadores, já que criadores mais estabelecidos e respeitáveis tendem a cobrar mais por seus filhotes, mas também oferecem felinos saudáveis que geralmente foram examinados para doenças e enfermidades comuns. Além disso, os pais foram bem documentados e geralmente você pode conhecê-los.
Gatos persas adultos podem ser mais baratos que gatinhos, mas também podem ser mais caros. Você pode encontrar um persa adulto por apenas US $ 600. Você pode acabar pagando US $ 1.800 ou até mais. Com os adultos, você já pode ver como são suas personalidades e quaisquer traços que se desenvolveriam à medida que atingem a idade adulta. Isso significa que você pode encontrar um gato persa adulto com exatamente as características que procura, em vez de esperar que um gatinho se torne o gato que você deseja.
3 fatos pouco conhecidos sobre gatos persas
1. Eles foram trazidos pela primeira vez para a Europa em 1626
A raça persa começou originalmente na antiga Mesopotâmia (atual Irã), mas durante séculos foi conhecida como Pérsia; daí o nome da raça. Pietro Della Valle foi um nobre italiano que viajou pelo mundo e descobriu esses gatos durante suas viagens e é creditado por trazer os primeiros gatos de pêlo comprido para a Europa em 1626.
Antes dessa época, todos os gatos de pêlo comprido do Oriente Médio eram chamados de gatos asiáticos e eram comumente criados juntos. Mas logo, a raça seria mudada para sempre e cimentada na cultura popular quando a rainha Vitória adquirisse exemplares desta raça.
2. Rainha Victoria gostava de gatos persas
Hoje, se uma determinada raça do felino é de propriedade de celebridades, essa raça recebe um notável impulso em popularidade. Mas esta não é uma prática nova. Na verdade, remonta a centenas de anos ou mais. Em meados de 1800, a rainha Vitória mudou para sempre a raça persa quando adquiriu seus próprios gatos persas. Isso explodiu a popularidade da raça; algo que nunca morreu.
A rainha Vitória comprou primeiro dois persas azuis. Isso começou a explosão na popularidade da raça, fazendo com que muitas pessoas quisessem gatos parecidos com os da rainha. Logo, isso levou a um profundo amor pelos felinos por muitos britânicos e, de repente, os gatos eram um grande negócio. Antes disso, eles eram vistos principalmente como animais úteis por suas habilidades de matar roedores, mas não eram membros amados da família.
Eventualmente, a rainha adquiriu um gato persa preto e branco também. Este foi nomeado White Heather, e sobreviveu à Rainha, eventualmente sendo adotado por seu filho após sua morte.
3. Persas são melhor mantidos dentro de casa
Embora muitas raças de gatos se saiam tão bem quanto os gatos de fora ou de dentro, com alguns até preferindo ficar do lado de fora, os gatos persas são melhor mantidos em ambientes fechados por vários motivos. Primeiro, eles têm casacos longos e luxuosos que são facilmente emaranhados e emaranhados. Além disso, eles podem coletar todos os tipos de detritos, sujeira e muito mais. Eles não são casacos que soltam sujeira e já precisam de muita manutenção para mantê-los com boa aparência, então deixar seu persa sair vai multiplicar a quantidade de manutenção que você deve realizar.
Além disso, os gatos persas não são bons lutadores que muitas outras raças são. Esses gatos não se sairão bem contra muitos dos perigos que os gatos costumam encontrar do lado de fora, como outros gatos, cães, coiotes e muito mais. Além disso, os gatos persas são dóceis e simplesmente preferem passar o tempo enrolados dentro de casa, especialmente porque são muito avessos ao calor e não se dão bem no clima quente, preferindo o interior da sua casa com controle climático.
Crédito de imagem: Alena Stalmashonak, Shutterstock
Temperamento e Inteligência do Gato Persa
Enquanto muitos gatos são criaturas certinhas, o persa não é. Eles também não são animais muito ativos, preferindo passar o tempo preguiçosamente descansando no assento mais confortável da casa. É claro que, se o seu colo estiver disponível, eles preferirão se empoleirar ali.
Estes são felinos muito amorosos que querem tanta atenção e amor quanto você tem para dar. No entanto, ao contrário de muitas outras raças, eles não são exigentes com seu desejo de afeto. Eles ficam felizes em receber seu amor quando ele está disponível, mas igualmente felizes em esperar pacientemente quando não está.
Esses gatos são bons para as famílias? 👪
Os gatos persas não gostam de lares barulhentos e hiperativos. Eles preferem estar em lugares pacíficos em torno de pessoas calmas que se encaixam com seu comportamento igualmente tranquilo. Mas eles ainda podem ser ótimos animais de estimação da família. Tenha em mente que estes são animais muito exigentes que só se relacionarão com algumas pessoas selecionadas e provavelmente terão favoritos.
Ainda assim, os persas podem se dar bem em casas com crianças calmas. Se seus filhos são barulhentos, barulhentos e sempre ativos, um persa não é uma boa opção. Mas se você tem uma casa calma com crianças que entendem como lidar com animais de estimação, seu persa se encaixa perfeitamente.
Esta raça se dá bem com outros animais de estimação?
A maneira como um persa se comporta é muito baseada em como os outros o tratam. Enquanto muitos gatos são naturalmente avessos aos caninos, os persas geralmente não são. Se o seu cão é calmo e trata bem o seu persa, então o seu persa não terá problemas em aconchegar-se com esse canino. Mas se o seu cão os morde ou os deixa ansiosos, eles não vão se dar bem.
Crédito de imagem: Krzysztof Niewolny, Pixabay
Coisas a saber ao possuir um gato persa:
Requisitos de alimentação e dieta
Muitos gatos persas têm rostos achatados e mandíbulas curtas que podem dificultar a alimentação e a bebida, além dos problemas respiratórios que isso geralmente causa. Como tal, você deve complementar a dieta do seu gato com bastante comida úmida, pois geralmente é mais fácil para eles comerem. Ainda assim, ração seca é aceitável, especialmente para persas que não têm rostos achatados e achatados.
Mas todos os persas têm outro problema a considerar. Seus casacos longos e luxuosos criam quantidades excessivas de bolas de pelo em comparação com outras raças. Como tal, seu persa provavelmente se beneficiará de um alimento de fórmula de controle de bola de pelo que pode ajudar a mitigar esse problema.
Exercício 🐈
Como mencionado, os persas são uma raça de gato particularmente dócil. Eles não gastam muita energia, em vez disso, gastam seu tempo preguiçosamente descansando no sofá, cama ou outros lugares confortáveis. Você pode ver seu persa ocasionalmente exibir uma explosão de energia incomum em um curto surto de jogo intenso, mas isso é o máximo que você deve esperar. E felizmente, isso é tudo o que eles precisam. Você não precisará fornecer exercícios extras ao seu persa. Apenas certifique-se de puxar o ponteiro laser ou um mouse de brinquedo de vez em quando para que eles obtenham aquelas pequenas explosões de exercícios energéticos.
Crédito da imagem: ANURAK PONGPATIMET, Shutterstock
Treinamento 🧶
Os gatos persas não são estúpidos, mas estão longe de ser os mais inteligentes dos felinos. Eles não são muito treináveis e são considerados alunos lentos na melhor das hipóteses. Na maioria das vezes, eles preferem assistir de longe em vez de realmente participar de qualquer atividade de treinamento.
Arrumação ✂️
Aquela pelagem bonita e esvoaçante pela qual os persas são conhecidos requer um pouco de manutenção e pode facilmente ser a parte mais difícil de possuir um desses gatos. Você precisará escovar esse casaco todos os dias para evitar que ele embarace, grude e se torne uma bagunça geral. Também não é bom para derramar sujeira, então, se o seu persa sair, espere que a manutenção desse casaco se torne bastante difícil.
Os persas também precisam tomar banho regularmente; pelo menos uma vez por mês. Além disso, você também precisará ter o cuidado de escovar os dentes várias vezes por semana, pelo menos, pois os gatos persas são suscetíveis à doença periodontal. Eles também são propensos a lacrimejamento excessivo, então você deve limpar suas pálpebras para garantir que o lacrimejamento não manche o pêlo sob os olhos.
Saúde e Condições 🏥
Os gatos persas de raça pura são suscetíveis a uma ampla gama de problemas de saúde que variam de leves a potencialmente fatais.
Condições Menores
Dificuldades respiratórias
Más oclusões dentárias
Rasgo excessivo
Olho de cereja
Entrópio
Sensibilidade ao calor
Doença periodontal
Condições sérias
Micose
Doença renal policística
Seborreia oleosa
Masculino x Feminino
Existem algumas diferenças notáveis entre gatos persas machos e fêmeas. Fisicamente, eles são muito semelhantes, embora os machos tendam a ser mais pesados, muitas vezes atingindo pesos acima de 12 libras. Geralmente, as fêmeas caem na faixa de 8 a 12 libras.
Temperamentalmente, machos e fêmeas fixos exibirão um comportamento muito semelhante. Mas os gatos que não são fixos mostrarão mais diferenças. Machos não castrados tendem a ser bastante agressivos e territoriais, guardando naturalmente seu território e brigando quando se sentem ameaçados. Eles também tendem a marcar seu território com um fluido que tem um odor muito forte e desagradável. Além disso, os machos não fixos terão um desejo sexual muito forte que pode levá-los a decolar por uma porta aberta na esperança de alcançar uma fêmea fértil.
As fêmeas que não são fixas passarão pelo cio, o que pode resultar em um gato ansioso e barulhento. Eles andam pela casa e muitas vezes choram sem motivo aparente, chegando até a uivar.
Pensamentos finais
Os gatos persas são conhecidos por suas atitudes régias, comportamento calmo e pelagem luxuosa. Eles não são animais muito ativos, preferindo passar o tempo descansando e recebendo tanto amor quanto você dá livremente. Eles não se dão bem ao ar livre, mas também não precisam de muito exercício. No entanto, eles precisam de um pouco de manutenção para manter seus casacos com uma aparência deliciosa.
Esses gatos não são uma ótima opção para famílias barulhentas com crianças hiperativas. Mas crianças calmas são ótimas para persas, e até mesmo outros gatos e cães podem ser uma boa opção se não forem arrogantes e não deixarem o gato ansioso. Eles são felinos muito caros, mas possuir um é tanto um símbolo de status quanto um animal de estimação amoroso. Contanto que você consiga lidar com a manutenção exagerada desse longo casaco, um gato persa é um animal de estimação amoroso e afetuoso, perfeito para qualquer pessoa com um comportamento igualmente calmo.
Imagem em destaque: Irina oxilixo Danilova, Shutterstock, Fish Icon