Altura: | 30-40 polegadas |
Peso: | 12-22 libras |
Vida útil: | 9 a 15 anos |
Cores: | Sólido, esfumado, bicolor, malhado, tartaruga, branco, preto, azul, vermelho, marrom, prateado |
Adequado para: | Famílias, idosos, solteiros |
Temperamento: | Doce, gentil, carinhoso, adaptável, atlético |
O Maine Coon é uma raça conhecida por seu tamanho grande e personalidade igualmente enorme. A raça vem do Maine, como o nome indica, e era conhecida como um gato de rato popular em fazendas, navios e casas. Eles são gatos altamente afetuosos que adoram estar perto de humanos, e essa personalidade amorosa é o que os torna tão reverenciados entre os donos de gatos.
Maine Coons são uma das raças mais populares nos Estados Unidos, ocupando o quinto lugar em 2016, de acordo com a Cat Fanciers Association. Se você quiser saber mais sobre essa raça grande e amorosa, continue lendo para uma visão detalhada do lindo Maine Coon.
Gatinhos Maine Coon – Antes de Comprar
Antes de levar para casa um Maine Coon, é vital considerar o tamanho deste gato. Esses gatos são uma das maiores raças domésticas – alguns podem pesar 9 quilos – e podem facilmente derrubar tudo em sua casa. Eles também são gatos altamente afetuosos que se apegam aos seus donos, então se você está procurando por uma raça de gato tradicional independente e feliz por estar sozinho, o Maine Coon provavelmente não é isso.
Na verdade, esses gatos são frequentemente chamados de “cães do mundo dos gatos” devido à sua natureza doce e temperamento afetuoso. Eles são conhecidos por seguir seus donos pela casa buscando atenção da mesma forma que os cães fazem, e eles gostam de uma sessão de brincadeira interativa tanto quanto qualquer cão e, idealmente, deveriam ter uma todos os dias. O Maine Coon é uma responsabilidade maior do que a maioria das outras raças de gatos, por isso é uma decisão que não deve ser tomada de ânimo leve.
Qual é o preço dos gatinhos Maine Coon?
Os gatinhos Maine Coon podem custar entre $ 500 e $ 1.500, dependendo do pedigree, disponibilidade e criador, e às vezes podem chegar a $ 2.000 ou mais! Eles são uma raça popular, no entanto, é provável que você também os encontre em centros de resgate, e precisará de cerca de US $ 100 para adotar. É claro que custos adicionais como microchip, esterilização/esterilização e acessórios como camas e brinquedos podem aumentar rapidamente, para que você possa adicionar facilmente outros US $ 300 a US $ 400 ao preço de compra.
3 fatos pouco conhecidos sobre o Maine Coon
1. Quase foram extintos
Devido à sua popularidade nos EUA e no mundo, pode ser difícil acreditar que o Maine Coon enfrentou a extinção no início dos anos 1950 e foi declarado extinto por alguns devido à sua escassez. Felizmente, isso foi um exagero, mas seus números ainda eram bastante baixos, e havia muito poucos criadores de Maine Coon restantes. No início da década de 1970, havia apenas cerca de 20 Maine Coons registrados nos EUA! Felizmente, graças a criadores dedicados e ganhos em exposições de gatos, o Maine Coon foi trazido de volta do precipício.
2. Eles são a raça mais antiga nativa dos EUA
Existem histórias selvagens e maravilhosas sobre as origens do Maine Coon, algumas das quais envolvem pares de Maine Coon e guaxinim! Embora seja difícil identificar as origens exatas da raça, sabemos que eles se originaram no Maine e que são uma das raças mais antigas nativas dos EUA. A raça provavelmente surgiu quando os marinheiros europeus chegaram aos EUA com cabelos compridos gatos, que foram cruzados com raças locais de pelo curto.
3. Eles adoram água
Enquanto a maioria dos gatos não está nem um pouco interessada em nadar, os Maine Coons adoram água! Eles têm um casaco grosso e resistente à água que os mantém aquecidos na água, e são fortes nadadores e geralmente saltam na chance de um mergulho.
Temperamento e Inteligência do Maine Coon
O Maine Coon é uma das raças de gatos mais afetuosas e amorosas, e eles prosperam com o contato humano. De fato, esses gatos podem ser vistos seguindo seus donos pela casa, semelhante aos cães, e são mais felizes quando estão com seus donos. Dito isto, eles não são carentes ou pegajosos e são animais independentes que ficam felizes em fazer suas próprias coisas. Eles adoram carinho, mas ficam felizes em serem observadores silenciosos de suas atividades em segundo plano.
Maine Coons são animais altamente inteligentes e ratos experientes. Se você tiver um problema com roedores em sua casa, o Maine Coon resolverá rapidamente o problema. Se você não tem ratos por perto, eles ficam felizes em se envolver em jogos com brinquedos que mantêm esse instinto de caça satisfeito, e eles adoram sessões de brincadeiras interativas com seus donos que incluem perseguir, buscar e atacar. Eles permanecem brincalhões e parecidos com gatinhos até a idade adulta, e os machos são especialmente conhecidos por seus temperamentos brincalhões.
Esses gatos são bons para as famílias? 👪
Maine Coons são animais altamente sociais e amigáveis que são ótimos animais de estimação para a família. Eles são amorosos e afetuosos com quase todos, incluindo crianças, e ficam felizes em serem pegos, acariciados e acariciados com frequência. Dito isto, embora esses gatos sejam super afetuosos, eles não são gatos típicos de colo e preferem estar perto de seus donos em vez de em cima deles.
Esta raça se dá bem com outros animais de estimação?
Maine Coons são excepcionalmente amigáveis com animais de estimação e tendem a se dar muito bem com outros cães e gatos. Como a maioria dos gatos domésticos, eles têm um forte impulso de caça e são ratos excepcionais, então seu rato ou hamster de estimação da família pode estar em perigo se for solto de sua gaiola!
Coisas a saber ao possuir um Maine Coon
Requisitos de alimentação e dieta 
Maine Coons são gatos grandes, uma das maiores raças domésticas do mundo, e precisam de uma dieta que possa corresponder ao seu tamanho grande e altas necessidades energéticas. O ingrediente mais importante a considerar é a proteína, especialmente para raças grandes como o Maine Coon. As proteínas de origem animal são as melhores, geralmente na forma de frango, carne vermelha e peixe, porque são muito mais facilmente absorvidas e biodisponíveis para os gatos do que as fontes vegetais. Os gatos são carnívoros obrigatórios, portanto, a proteína de origem animal deve ser o primeiro ingrediente listado em qualquer alimento que você decida alimentá-los.
A comida que você alimenta seu Maine Coon deve, idealmente, ser um pouco variada e livre de grãos como trigo, soja e milho, que não são uma parte natural da dieta de um gato. Tente dar-lhes alimentos secos de alta qualidade e alimentos úmidos para variar.
Os Maine Coons levam tempo para amadurecer completamente e, devido ao seu grande tamanho, muitas vezes são alimentados em excesso por engano. Especialmente em seus primeiros anos, os Maine Coons são animais particularmente ativos que precisam de uma dieta rica em nutrientes e baixa em calorias. Evite alimentos com ingredientes de enchimento desnecessários para evitar que fiquem com sobrepeso ou obesos.
Exercício 🐈
O Maine Coon é um gato bastante energético, mas não tem nenhuma necessidade especial de exercício. Uma sessão diária de brincadeiras com brinquedos de cerca de 20 a 30 minutos é suficiente para esses gatos, e ainda menos tempo é necessário se eles passam muito tempo ao ar livre. Árvores e poleiros para gatos são ótimos para eles brincarem e ajudarão a impedi-los de derrubar tudo em sua casa por engano!
Os Maine Coons adoram brincar, provavelmente mais do que a maioria das outras raças de gatos, então exercitá-los adequadamente não deve ser um problema. Explosões curtas de interação são ótimas, após as quais eles ficarão felizes em se aconchegar e cochilar no sofá! Maine Coons são animais excepcionalmente treináveis e podem ser facilmente treinados para andar na coleira. Uma caminhada supervisionada pelo bairro também é uma ótima maneira de mantê-los adequadamente exercitados.
Treinamento 🧶
Os Maine Coons são uma das raças de gatos mais treináveis e são rápidos em aprender comandos comuns e podem ser facilmente treinados na coleira. Eles são criaturas de hábitos, então a consistência é a chave para treiná-los bem. Conhecidos como “os cães do mundo dos gatos”, os Maine Coons podem ser treinados para realizar truques quase tão facilmente quanto muitas raças de cães. Eles são altamente inteligentes, adoram passar tempo com seus donos e aprendem rápido, o que os torna altamente treináveis.
O treinamento de reforço positivo com guloseimas é um método ideal para começar a treinar com seu Maine Coon. Eles adoram impressionar e adoram guloseimas, portanto, ser recompensado depois de aprender com sucesso um comando ou truque certamente consolidará o hábito. Mantenha as sessões curtas e torne-as o mais divertidas e divertidas possível, e seu Maine Coon será treinado rapidamente!
Arrumação ✂️
Os Maine Coons têm pelos grossos e longos, por isso a escovação diária é essencial para mantê-los livres de nós e emaranhados. Recomendamos tornar isso um hábito regular desde o dia em que você levar seu gatinho para casa para acostumá-lo, mas a maioria dos Maine Coons vai adorar a atenção, de qualquer maneira! Sua pelagem é mais sedosa em textura do que muitas outras raças de pêlo comprido, por isso não emaranha tão facilmente, mas ainda precisa de escovação regular. Eles tendem a cair um pouco, e a escovação regular ajudará a remover os pelos mortos.
Esses gatos adoram água, então o banho não deve ser um problema. Eles só precisam de um banho uma vez a cada dois meses, ainda menos se estiverem devidamente arrumados.
Saúde e Condições 🏥
Os Maine Coons têm uma vida útil bastante longa de até 15 anos, mas devido à sua grande estatura, são suscetíveis a problemas nas articulações, como displasia da anca e artrite. Uma boa dieta rica em gorduras saudáveis ajudará bastante a prevenir esses problemas.
A atrofia muscular espinhal (AME) também é bastante comum entre os Maine Coons e é uma condição genética que causa perda da função motora na medula espinhal inferior. A SMA é normalmente rastreada por criadores conscientes e, embora atualmente não haja cura, a maioria dos gatos pode viver uma vida relativamente normal com a doença.
A cardiomiopatia hipertrófica é outra condição genética bastante comum em Maine Coons e outras raças de gatos e normalmente leva a um coração aumentado.
Condições Menores
Obesidade
Asma
Diabetes
Glaucoma
Dermatite
Condições sérias
Displasia do quadril
Artrite
SMA
Cardiomiopatia hipertrófica
Masculino vs. Feminino
Em geral, existem poucas diferenças entre machos e fêmeas Maine Coons. Os machos são geralmente maiores, tanto em tamanho quanto em personalidade, enquanto as fêmeas são menores e um pouco mais reservadas e menos brincalhonas. Os machos são mais sociais e exigentes de atenção, enquanto as fêmeas geralmente são mais felizes em manter a si mesmas.
Essas diferenças são, é claro, em grande parte anedóticas, e o oposto pode ser verdade para alguns Maine Coons. Todos os gatos são indivíduos únicos que têm personalidades únicas, e o temperamento e a personalidade do seu Maine Coon serão muito mais afetados por sua criação e ambiente do que por seu gênero.
Você também pode gostar:Bengal Maine Coon Mix Cat Breed Info: Pictures, Temperament & Características
Pensamentos finais
O Maine Coon é um ótimo animal de estimação para a família, com uma grande personalidade que combina com seu tamanho. Se você está procurando um gato com personalidade mais “canina”, o Maine Coon se encaixa perfeitamente com sua facilidade de treinamento, carinho e inteligência. Esses gatos ficam felizes em serem segurados, manuseados e acariciados, tornando-os ótimos para viver com crianças, e geralmente são amigáveis com outros gatos e cães.
Os Maine Coons são grandes, porém, e têm grandes necessidades de higiene. Se você está à altura da tarefa de escovação diária, muita interação e o potencial de derrubar itens domésticos, o Maine Coon é uma ótima escolha. Eles têm sido uma raça favorita entre os americanos, e é improvável que isso mude tão cedo!
Imagem em destaque: Meriluxa, Shutterstock